quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Coleções da Gibiteca Potiguar estarão na FLIQ

 

Na próxima sexta-feira, dia 02/09, a Gibiteca Potiguar do Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa - CEBE estará marcando presença na 11ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal - FLIQ. Na oportunidade estará sendo divulgada entre o público presente na Feira e sobretudo as escolas da Rede Estadual de Ensino as suas duas coleções de publicações autorais.

A primeira, trata-se da Coleção Quadrinhos na Escola, já divulgada AQUI, anteriormente. E que refere-se a publicação de fanzines produzidos por alunos de escolas públicas ou por usuários da Gibiteca Potiguar que participam dos cursos ofertados pelo espaço ou que já possuem alguma produção própria.

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem participam de encontro do SINDSAÚDE-RN

Na quinta-feira passada (18/08), o auditório do Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa - CEBE foi disponibilizado para a realização de uma reunião promovida pelo SINDSAÚDE - RN. 
O encontro teve como público-alvo os Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da Zona Norte de Natal. E teve como pauta principal, promover a discussão acerca da problemática dos trabalhadores da saúde da Zona Norte e a importância da organização do trabalho de base. 

Modelagem de personagens foi destaque na Gibiteca Potiguar

Na última sexta-feira (19/08), o curso de desenho da Gibiteca Potiguar promoveu uma divertida e inusitada aula sobre modelagem de personagem 3-D. O inusitado ficou por conta da aula ter sido ministrada por uma das alunas do curso de desenho, a Luzitânia Santos.

A turma em ação.
Luzitânia é artesã e produz e comercializa suas produções autorais de pintura e de crochê. No curso de desenho busca aprimorar a sua técnica sobre o desenho realista e o retratismo. E na última sexta-feira foi convidada pelo professor Luiz Elson a compartilhar com os demais colegas de turma, um pouco de suas habilidades. 
A mentora, Luzitânia Santos.

Resenha: O Evangelho Segundo o Sangue

 

O Evangelho Segundo o Sangue


O Evangelho Segundo o Sangue aborda uma história de pecado e reparação passada no século XIX em Natal.

Por Paulo Ricardo (Onomatopeia)

Em ocasiões normais, a sombra da traição de uma mulher é capaz de tirar qualquer homem do prumo, levando-o a caminhos sombrios. Quando se adiciona a esse dilema elementos de horror, os rumos (naturalmente) tornam-se ainda mais sinistros. É nesse sentido que aponta O Evangelho Segundo o Sangue (2013), História em Quadrinhos de terror e fantasia escrita por Marcos Guerra e desenhada por Leander Moura.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

VI Encontro de Educação Inclusiva movimenta o CEBE

Na noite de ontem (22/08), o auditório do Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa (CEBE) sediou o VI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA promovido pela E. E. Alceu Amoroso Lima em parceria com os CMEIs de Natal e que contou com a presença de representantes das redes públicas de ensino da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Natal (SME) e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Lazer e do Esporte do Rio Grande do Norte (SEEC/RN).

Os bibliotecários do CEBE, Roseli Elias e Rubemar Oliveira; o Diretor da 1ª Direc, Joás Andrade; a coordenadora do CEBE, Lindeneide Andrade; a diretora do CEBE, Vanessa Morais; o Secretário Estadual de Educação, Getúlio Marques; e a Vice-Diretora do CEBE, Edvanira Martins.

Apresentação cultural.

O evento contou a participação de várias autoridades e especialistas sobre o tema, além de apresentações culturais que contemplaram a educação inclusiva em suas performances.

Apresentação cultural.

O auditório esteve lotado.

Foi a primeira vez que o CEBE teve a honra de sediar este evento de grande relevância sociocultural e educativa. 

O Secretário de Educação, Getúlio Marques, visita o Centro de Pesquisa e Leitura -CPL do CEBE.

Na oportunidade, o Secretário de Educação, Getúlio Marques, e o Diretor da 1ª DIREC (Natal), Joás Andrade, tiveram a oportunidade de visitar as instalações da Instituição e de conhecer os projetos e atividades desenvolvidas pelo CEBE.

O Secretário de Educação conhece a Gibiteca Potiguar.

Confira mais registros do evento:

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Resenha: Amor em Quadrinhos

 

Amor em Quadrinhos

Em Amor em quadrinhos, Milena Azevedo e vários artistas adaptam poemas de Glacia Marillac.

Por Paulo Ricardo (Onomatopeia)

Amor em Quadrinhos (2017) adapta, com roteiros de Milena Azevedo e ilustrações de vários artistas, 15 poemas do livro O Amor é… 108 poemas para simplificar a vida, da jornalista e poeta Glacia Marillac.

O amor é receita, com arte de Dika Araújo, aborda a reciprocidade, a ideia de que você recebe aquilo que dedica ao próximo.

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Vem aí, a GIBITECA ITINERANTE!



 

Resenha: VÔTS! Crônicas em Quadrinhos

 

Vôts! Crônicas em Quadrinhos nº1

Vôts! apresenta “experimentos narrativos” produzidos por membros do coletivo Tinta Negra.

Por Paulo Ricardo (Onomatopeia)

Vôts! Crônicas em Quadrinhos nº1 (2016) é uma publicação idealizada e produzida pelo Coletivo Tinta Negra, com HQs produzidas por Marcio CoelhoGilvan LiraIvan Cabral e Williandi Albuquerque. A revista traz seis histórias curtas que se distinguem entre si em gênero, estilo de arte e proposta temática.

Em Plec! (Gilvan Lira) um troglodita atravessa uma mata quando uma onça cruza seu caminho, daí em diante se dá um confronto de vida ou morte. O encadeamento dos quadros, em conjunto com a arte detalhada de Lira, ajuda a criar uma tensão sobre quem vai sair vivo enquanto os oponentes se digladiam na relva.

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

CEBE participa de Encontro do PROLER

 

Rubemar Oliveira (CEBE), ao centro, durante a sua exposição no PROLER.

No dia de ontem, quarta-feira (03/08), ocorreu o encontro do PROLER POTIGUAR em Natal, direcionado aos professores (as) e Regentes de Bibliotecas da 1ª Direc e para os Técnicos e Coordenadores Pedagógicos das DirecsEste foi o 3ºMódulo da Formação para Mediadores de Leitura que teve como tema a Literatura de Cordel nas Escolas: construindo a cordelteca. O evento ocorreu no auditório da EMATER no Centro Administrativo da capital potiguar e foi promovido pelo Núcleo do Livro, Leitura e Bibliotecas (NULLB) da Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar-CODESE da SEEC/RN.
Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa-CEBE se fez presente por meio da participação do professor e bibliotecário, Rubemar Oliveira, que juntamente com Roseli Elias, coordenam o Processamento Técnico de nossa Instituição.

Secretaria Municipal de Saúde promoveu "Treinamento Antirrábico" no CEBE

Formação dirigida ao Distrito Norte II
Nos dias 26 e 28 de julho, o auditório do Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa - CEBE esteve sediando o encontro de agentes de saúde e de zoonoses do Distrito Norte I e II da Prefeitura de Natal. A programação do evento teve como pauta principal, o treinamento sobre a vacinação antirrábica. 
Treinamento do Distrito Norte I (26/08)
Treinamento do Distrito Norte II (28/08)
A Secretaria Municipal de Saúde já vem há alguns anos promovendo periodicamente momentos de formação como esse, nas dependências do CEBE. 
O auditório tem a capacidade para 120 pessoas e o espaço é muito requisitado e valorizado, tanto por sua ótima estrutura, quanto pela excelente localização. 

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Formação de recenseadores do IBGE ocorre no CEBE

Confraternização de encerramento da Formação do IBGE.

No período de 18 a 22 de julho, o auditório do Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa - CEBE sediou o Treinamento de Recenseadores para a pesquisa do censo 2022 do IBGE. A Formação foi dirigida aos 27 recenseadores que irão ficar responsáveis pela coleta de dados no Bairro Potengi. Mas ao todo, serão 242 técnicos que irão desenvolver as atividades relacionadas ao censo em toda Zona Norte de Natal.

Treinamento dos recenseadores do IBGE no auditório.

GIBITECA POTIGUAR participa do FLIPOPULAR de S. Paulo do Potengi

 

Oficina de cinema de animação ministrada pelo professor Luiz Elson Dantas.
No período de 20 a 22 de julho foi promovido o FLIPOPULAR na cidade de S. Paulo do Potengi e a Gibiteca Potiguar marcou presença mais uma vez (a primeira foi na edição da cidade do Natal).
A Gibiteca se fez presente por meio da participação do professor Luiz Elson Dantas que na oportunidade ministrou oficinas de cinema de animação e de histórias em quadrinhos.

segunda-feira, 18 de julho de 2022

Adelino Dantas visita a Gibiteca Potiguar

Na tarde de hoje (18/07), os estudantes do 9º ano da E. E. Dom José Adelino Dantas tiveram uma aula de Educação Física diferente, com uma visitação as dependências da Gibiteca Potiguar do Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa (CEBE).

Angelo Rocha, Luiz Elson e Jarlene Lima.

Essa ação foi fruto da iniciativa do professor de Educação Física, Angelo Rocha, e que contou ainda com a participação da vice-diretora daquela instituição de ensino, a professora Jarlene Lima.

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Curso de Desenho retorna após o recesso!

 

Venha fazer como essa galerinha, venha aprender a desenhar com a gente!
Foram retomadas as aulas do curso permanente de Desenho da Gibiteca Potiguar. As aulas são ministradas pelo professor, Luiz Elson Dantas, e são inteiramente gratuitas! E mais, todo o material necessário é fornecido pelo Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa (CEBE). E então, tá esperando o que para vir se divertir e aprender com a gente?
E a partir de agosto teremos mais novidades por aqui, aguardem!
Confira os horários e o contato no cartaz abaixo:

segunda-feira, 13 de junho de 2022

16º Encontro Técnico PNLD tem a participação do CEBE

Da esquerda pra direita: Vânia Lúcia, Adriana Lígia, Rokatia Kleania e Rubemar Oliveira - Equipe da SEEC/RN e Município de Natal.
No período de 07 a 10 de junho 2022, ocorreu na cidade de Belém (PA), o 16º Encontro Técnico do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. O evento reuniu técnicos responsáveis pela implementação do PNLD de todos os estados brasileiros e das principais cidades, contou também com a presença de representantes dos professores dos Institutos Técnicos Federais e com Bibliotecários que atuam junto à coordenação do PNLD em cada Estado.
Equipe organizadora do 16º PNLD (Belém - PA)
Equipe SEEC/CEBE/PMN.

terça-feira, 7 de junho de 2022

Governadora do RN prestigia estande do CEBE no FLIPOPULAR

 
Governadora Fátima Bezerra folheando as produções dos alunos da Gibiteca.
Na quarta-feira passada (O1/06), durante a abertura oficial do FLIPOPULAR Natal, o estande da Gibiteca Potiguar/CEBE contou com duas visitas ilustres e bastantes interessadas no que viram: a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, e a Secretária Adjunta de Educação, Márcia Maria Gurgel Ribeiro.
Fátima valorizou a produção dos artistas locais.
A Governadora foi muito atenciosa e demonstrou muito interesse em conhecer as ações produzidas por nossa Instituição. Fátima Bezerra folheou grande parte da mostra de nosso acervo e ao final ainda prestigiou o trabalho desenvolvido pela Gibiteca, levando como lembrança algumas edições da coleção "Quadrinhos na Escola" produzida por estudantes da Rede Pública de Ensino e pelos alunos das oficinas e cursos ofertados  pelo Centro de Estudo e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa - CEBE.
Presença da Secretária Adjunta de Educação, Márcia Gurgel.

Ciclo de Palestras de Saúde Mental e Demais Saúdes ocorrem no CEBE

 


No dia de ontem (06/06), ocorreu no auditório do Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa - CEBE o primeiro momento do Ciclo de palestras sobre a Saúde Mental e demais saúdes.
Segundo o professor Anselmo Pamplona, coordenador do Núcleo de Arte e Cultura Popular do CEBE (NACP), esta ação, fruto da parceria entre a Escola Estadual Prof. Varela Barca, a Uninassau, e o NACP/CEBE, deverá ter continuidade, com novos momentos como esse: "Com o tempo iremos expandir junto com outras universidades a temática para um atendimento ampliado para mais escolas estaduais e demais instituições educacionais", declarou. 

Ao todo foram sete (07) os Tipos de Saúde abordados na Palestra. Onde foi enfatizado sobre a urgência de se promover um acompanhamento Psicológico aos professores e estudantes nas instituições de ensino, pois muitos casos coletivos de desânimo, ansiedade e depressão tem surgido neste período pós Pandemia. 

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Participação do CEBE no FLIPOPULAR Natal

A Governadora do RN, Fátima Bezerra em passagem pelo estande da Gibiteca Potiguar/CEBE
Entre os dias 1 e 3 de Junho foi realizada a primeira edição do Festival Popular do Livro e Literatura de Natal - FliPopular NATAL. O evento ocorreu no Complexo Cultural da UERN Zona Norte e o Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa - CEBE marcou presença por meio de um estande próprio da Gibiteca Potiguar.
Estande da Gibiteca Potiguar/CEBE
Os professores da Gibiteca Potiguar, Luiz Elson e Beto Potyguara.


Público tendo contato com o acervo da Gibiteca
O Festival foi repleto de atrações culturais e literárias, com diversas palestras, rodas de conversas, batalha de Rap, lançamentos de livros, exposições de artes visuais, apresentações circenses (Circo da COSERN), música ao vivo e muito mais!
Durante  os três dias de evento, a GIBITECA POTIGUAR desenvolveu ações de prospecção, buscando divulgar as ações desenvolvidas tanto por ela (cursos, oficinas, palestras e acervo), quanto pelo o Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa - CEBE (exposições, exibições de filmes, eventos, cursos, contações de histórias, pesquisa e leitura, etc).
Além de apresentar as ações que desenvolve, também foram expostas uma pequena amostra de revistas ao público. Visando mostrar a diversidade de seus mais de 10 mil títulos.
Jovens se surpreendem ao descobrir a quantidade e qualidade da produção dos artistas locais.
Visita de uma turma da E.E. Ferreira Itajubá (Quintas)
A Gibiteca ainda promoveu o lançamento de zines de Geninho pelo selo "Quadrinhos na Escola" (Gibiteca Potiguar-CEBE) e de obras do artista gráfico, Marcelo Janú.
Lançamento dos Zines de Geninho pelo selo "Quadrinhos na Escola" (02/06).

Marcelo Janú engrossou o caldo da Gibiteca, lançando suas obras no terceiro dia do evento (03/06).
Foram dias bem intensos, onde dezenas de escolas circularam pelo espaço da FLIPOPULAR. Além de escolas públicas de vários bairros de Natal, também marcaram presença escolas vindas dos municípios de Extremoz e São Gonçalo do Amarante.
Exibição dos vídeos institucionais para o público.

O CEBE cumpriu, assim, o  objetivo de divulgação de sua marca e dos projetos desenvolvidos pela Instituição junto ao público que se fez presente ao longo do festival literário. Ficamos na torcida que o FLIPOPULAR tenha vindo para ficar e que os contatos realizados possam vir a resultar em futuras e prósperas parcerias.
Confira a galeria de imagens: