segunda-feira, 15 de março de 2021

Gibiteca Potiguar: um espaço de leitura, estudo, pesquisa e produção artística.

A função primordial de uma gibiteca é o incentivo a leitura, mas a Gibiteca Potiguar, além de cumprir brilhantemente esse papel, consegue transcender em muito, o seu alcance e área de atuação.

Desde que foi fundada em 15 de abril de 2008 – Dia Nacional do Desenhista –, a Gibiteca Potiguar demonstrou que teria um algo a mais, que a diferenciaria de seus pares. O projeto foi idealizado pelo prof. Luiz Elson Dantas que além de conseguir doações de livros e de revistas junto a amigos colecionadores, também transferiu as atividades de seu atelier artístico para dentro do espaço recém-fundado, estreitando e potencializando ainda mais a relação entre a leitura e a produção artística, com a oferta de um curso permanente de desenho e de pintura gratuito aberto à comunidade.


Os cursos de artes por sua vez, geraram exposições, que se tornaram outra referência da gibiteca. Inicialmente elas eram direcionadas à divulgação da produção interna de seus alunos, mas com o tempo passaram a contar com os trabalhos de artistas convidados, iniciantes e profissionais do traço potiguar. E muitas dessas mostras tornaram-se itinerantes, circulando em eventos culturais e em escolas do Estado. A exposição Mônica no traço de artistas potiguares, produzida em homenagem aos 50 anos da personagem criada por Maurício de Sousa, é um bom exemplo disso, quando percorreu espaços distintos, como um shopping da Capital; uma feira científica na UFRN (CIENTEC); a Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, na Cidade da Criança; o Museu Nísia Floresta, em Nísia Floresta; chegando a romper as fronteiras do Estado, indo parar em João Pessoa, durante as comemorações do Dia do Quadrinho Nacional, em 2004.
Oficina de cinema de animação com alunos do Ensino Médio da E. E. Dióscoro Vale 
Nos últimos anos a gibiteca tem se esforçado em ampliar a oferta de cursos e de oficinas ao seu público, seja por meio de parcerias ou sendo fruto da iniciativa de sua própria equipe. Assim, já foram promovidas oficinas de fotografia, de estêncil, de cinema de animação e mais recentemente, uma Formação continuada sobre o uso de quadrinhos em sala de aula, direcionada exclusivamente para educadores – ministrada pelo prof. Beto Potyguara (parceiro de Luiz  Elson na Gibiteca). Com relação a essa última, existe um acervo considerável de livros sobre o tema, além de trabalhos acadêmicos potiguares que abordam as artes gráficas de alguma maneira. O que qualifica ainda mais este Setor, transformando-o numa importante fonte de pesquisa para estudiosos e curiosos sobre as histórias em quadrinhos.

Coleção Quadrinhos na Escola 

E essa preocupação latente, em sempre inovar e proporcionar novas experiências, fez com que surgisse o selo Quadrinhos na Escola, uma coleção de fanzines produzida por cursistas (alunos permanentes ou de ações específicas) ou talentos garimpados em nossa Rede Pública de Ensino. Os títulos são editados e impressos no próprio C.E.B.E e depois uma tiragem específica é entregue a cada autor ou Escola, dependendo de cada caso. A coleção já lançou quinze títulos entre 2017 e 2019, e certamente outras dezenas ainda estão por vir.

3º Quadrinhos Intuados - Agosto das Letras em J. pessoa (2017)

Todo esse trabalho e esforço hercúleo desenvolvido ao longo de mais de uma década de história vem paulatinamente conquistando o seu reconhecimento. No âmbito local, com a entrega em 2018 da Comenda Por um RN Mais Leitor aos professores Luiz Elson e Beto Petyguara, pela então Secretária de Educação do RN, a profª Cláudia Santa Rosa, em virtude das ações desenvolvidas em prol da leitura e da cidadania; E externamente, com a participação dessa dupla na terceira edição do Quadrinhos Intuados, em João Pessoa, em 2017, reforçando a notoriedade que a Gibiteca Potiguar e os seus profissionais tem alcançado em nível Regional.

E no tocante a sua natureza original, a gibiteca atualmente possui um acervo superior a oito mil publicações, onde quantidade e diversidade é sua marca registrada. Há uma infinidade de gêneros e títulos, para todos os gostos e idades: humor, infantis, mangás, super-heróis, faroeste, Clássicos da Literatura Brasileira e Mundial, quadrinhos nacionais e potiguares, livros teóricos e muitas preciosidades, como as edições clássicas de O Gibi, Flash Gordon, Jim das Selvas, entre outros.

Exposição 50 Anos dos Quadrinhos Potiguares (2009)

É por tudo isso, que este espaço vivo merece ser conhecido e vivenciado intensamente por estudantes, professores, crianças, jovens e adultos, amantes ou não da arte sequencial e de seus derivados. O convite está feito, venham conferir!

O horário de atendimento convencional é de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30. Para maiores informações sobre cursos e oficinas e/ou agendamento de turmas de estudantes de escolas e faculdades, ligue para o fone (84) 3232-7396 ou se preferir contate-nos pelo e-mail, cebezn@gmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário