terça-feira, 16 de novembro de 2021

CEBE coopera na produção do primeiro Cordel Sinalizado da História

Na semana passada houve a conclusão da produção da HQ cordelizada e sinalizada "Kika e a estrela encantada". A obra pioneira e inédita só foi possível graças a parceria entre o Projeto HQ's Sinalizadas da UFPR e o Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa (CEBE).
Klícia Campos 
A obra é de autoria da Cordelista (surda) e professora universitária (UFPR), Klícia Campos, nordestina da gema (é paraibana) que também é  responsável pelo projeto Mãos Arretadas que promove a difusão da literatura de cordel para a comunidade surda do país. A publicação conta ainda com a participação dos professores da UFPR, Kelly Cezar (idealizadora do HQs Sinalizada) Danilo Silva, responsáveis pela adaptação do texto de Klícia para o português e posteriormente, pela edição e adequação desta publicação para Libras.
A participação do CEBE se deu por meio da liberação do professor Beto Potyguara para a produção da publicação. A gestora Vanessa Morais compreendendo a importância e relevância do projeto, gentilmente permitiu que o profissional se dedicasse exclusivamente a produção do Cordel em quadrinhos. 
Beto Potyguara da Gibiteca Potiguar
Beto também é ilustrador e roteirista de histórias em quadrinhos e integra o quadro desta Instituição, sendo responsável pelas atividades desenvolvidas pelo Projeto Diálogos com os Quadrinhos e pela Gibiteca Potiguar, onde trabalha ao lado do professor Luiz Elson Dantas.

"Ficamos muito honrados com o convite e pela confiança depositada pela equipe, dentro do desafio e ineditismo da proposta. Estamos confiantes de que esse material venha  agradar ao público surdo e que tanto a leitura visual, quanto a feita em Libras seja tão agradável e instigante como foi para mim, a sua produção." declarou o desenhista. 
O projeto HQ's Sinalizadas vêm prestando uma fantástica contribuição tanto à comunidades surda, quanto à acadêmica ao estimular a produção de trabalhos direcionados a este segmento tão carente e excluído pela mídia em geral. Até agora cinco obras já foram publicadas pela Letraria E-ditora que também disponibiliza versões para leitura online e download gratuito.
A primeira e a última publicação do HQs Sinalizada.

A primeira quadrinização bilíngue (português/Libras) direcionada ao público surdo foi o Congresso de Milão, publicada em 2018. E a última empreitada, é deste ano, Sol: a pajé surda, uma hq plurilíngue (português/Libras/ Terena e língua Terena de sinais). Esses quadrinhos, além de promoverem a leitura inclusiva, inovam ao trazerem em todos os seus títulos, o surdo como protagonista. Algo raríssimo nesse segmento. 

Kika e a estrela encantada ainda não tem previsão de lançamento, mais deverá ser em 2022. Fica o convite para os interessados conhecerem não apenas este material, mais todo o acervo do projeto HQ's Sinalizadas, assim como as ações promovidas pelo Mãos Arretadas da professora Klícia.
Em 2020, a publicação acima  foi indicada ao Prêmio HQ MIX 
(considerado o Oscar dos Quadrinhos)

Para conhecer mais sobre o projeto HQs Sinalizadas leia a entrevista concedida por sua idealizadora a Prof.ª Kelly Cezar à Coluna Hábito de QuadrinhosAQUI.

E para conhecer mais sobre essas e outras ações desenvolvidas pela Gibiteca Potiguar acompanhe-nos por AQUI ou venha presencialmente ficar a par de todos os cursos, exposições e eventos que são ofertados gratuitamente a população de Natal.

Contate-nos pelo e-mail cebezn6@gmail.com ou pelo fone (84) 3232-7396.

Nenhum comentário:

Postar um comentário