quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Semana da Consciência Negra 2022

O mês de novembro, mais precisamente o dia 20, é marcado pelo Dia da Consciência Negra. Sabemos que o racismo estrutural ainda é algo muito presente no Brasil, o que acaba excluindo e marginalizando o negro na Sociedade. Pensando nisso, o Projeto Café com Cordel juntamente com o Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa - CEBE, proveram pelo segundo ano consecutivo a SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.
O evento ocorreu nos dias 29 e 30 de novembro e foi marcado por diversas atividades, tais como: Mesa Redonda sobre Intolerância Religiosa e Marginalização da Cultura Africana, palestras, oficinas, exposição de bordados, etc.
Mesa de abertura do evento.
A abertura do evento ocorreu na tarde do dia 29/11, primeiramente com uma apresentação cultural das Danças dos Orixás, performance realizada por Jamilah Al Hanna. Em seguida teve início o debate sobre A Intolerância Religiosa e a Marginalização da Cultura Africana. A mesa foi presidida por Wagner Dantas, militante de questões afrodescendentes; e contou com a participação da Secretaria Adjunta do Gabinete Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a professora Socorro Batista; do Secretário de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores (PT), Renato Santos; da professora, coreógrafa e bailarina, Jamilah Al Hanna; e do professor e advogado, Adriano Moralles.
Renato Santos, Secretário de Combate ao Racismo do PT.
Jamilah Al Hanna, professora, coreógrafa e bailarina.
Secretaria Adjunta do Gabinete Civil do Governo do RN, Socorro Batista.
O Dr. Adriano Moralles.
A "Dança dos Orixás" com Jamilah Al Hanna.
Na tarde do dia seguinte (30/11), a abertura das atividades contou com a realização da palestra sobre Negritude e o Sistema Político, com Matheus Aquino; e em seguida houve a realização de diversas oficinas gratuitas abertas ao público presente: Nagô: trançando a afrodescendência, com Gabriele Cristina Câmara do Nascimento; Fanzine e Stencil com Mara do Bairro; Turbante: estilo e história, com Carolina; Dança do ventre, com Janilah Al Hanna e a apresentação do livro Vivências de peles negras, com Lucas Der Leyweer. 
Exposição "Ponto a ponto: negritude, capacitação e Emancipação Feminina bordada".
O evento também promoveu o lançamento da Exposição de bordados Ponto a ponto: negritude, capacitação e Emancipação Feminina bordada produzida por artesãs egressas do curso de emancipação "Artesanato em Bordado à mão", fruto de parceria firmada entre a SEMUL/PMN e o IFRN-ZN. Este por sua vez, é decorrente de uma  Ementa parlamentar da vereadora do PT, Brisa Brecchi, que também prestigiou o evento em sua fase final.

O encerramento da Semana de Consciência Negra do CEBE contou ainda com o desfile "Sementes da emancipação bordada" com peças produzidas pelo grupo de artesãs citado anteriormente.

O evento contou com o comparecimento de estudantes da E. E. General Dióscoro Vale, do Colégio Sonho de Criança (CSC) e do IFRN Natal Zona Norte.
Oficina de Dança do Ventre com Jamilah Al Hanna.
Oficina de Turbantes com Carolina.
Oficina de Fanzine e Stencil com Mara do Bairro.
Oficina de Tranças com Gabriele Nascimento.
A apresentação do livro Vivências de peles negras, com Lucas Der Leyweer. 
Palestra sobre Negritude e o Sistema Político, com Matheus Aquino.
A Vereadora Brisa Brecchi (primeira a esquerda) também prestigiou o evento.
Encerramento do desfile "Sementes da emancipação bordada" 
Registro do desfile.

Confira mais registros do evento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário